A freguesia de Santa Eulália foi anexada ao Mosteiro de Arouca pelo Bispo de Lamego, D. Fernando de Noronha, em 15 de Agosto de 1520 anexação confirmada por D.João III, por alvará de 24 de Fevereiro de 1540.
Santa Eulália de Mérida, foi uma jovem, que faleceu apenas com 12 anos e foi considerada mártir.
A sua solenidade comemora-se no dia 10 de Dezembro.
Quando foi decretada a perseguição aos Cristãos pelo Imperador Maximiano, o seu pai foi preso pelos confessores da fé. Eulália apresentou-se diante dos confessores com intuito de conseguir a libertação do pai. Ela já era conhecida em Mérida pelo seu amor a Deus, então vários fiéis juntaram-se para a acompanhar. O Imperador, para exibir força e exemplo, prendeu-a e tentou fazer com que ele renunciasse o seu Deus e a sua fé, porém Eulália não padeceu. Para fazer dela um exemplo e para mostrar a sua força, o imperador mandou que a torturassem, que a açoitassem, e nada fez com que Eulália mudasse a sua fé. Enraivecido, continuou com torturas cruéis, além de açoitada, foi colocada cal nas suas feridas, queimada com azeite e chumbo, esventrada e arrancaram-lhe os peitos. Por final foi mandada ser queimada viva, mas nem assim ele sucumbiu, foi então que lhe cortaram a cabeça. Ao perecer, saiu de sua boca uma pomba branca e caiu neve que cobriu o seu corpo despido. Santa Eulália é padroeira dos jovens que fogem de casa, das vítimas de tortura e das viúvas.
São Mamede nasceu na Capadócia, na Turquia. Filho de Teódoto e Rufina, de família nobre cristã, que foi denunciada e perseguida por propagarem o Cristianismo. Foi concebido na prisão e seus pais foram executados.
Foi entregue a Amia , que adotou e educou dentro dos preceitos morais e religiosos, esta vinha a falecer quando Mamede tinha 15 anos.
Alexandre I quis que Mamede renunciasse à sua fé, como este não acatou as suas ordens, Alexandre usou de diversas torturas a fim de fazer Mamede mudar de ideias. Em uma de suas torturas, domesticou animais selvagens que começaram a segui-lo. Alexandre viu-se vencido pela fé de Mamede e ordenou que lhe abrissem o abdomén com um tridente a fim de lhe provocar a sua morte, as vísceras saíram de seu corpo, e Mamede apoiado no seu cajado, caminhou até ao monte Algeo onde entregou a sua alma ao céu.
A sua solenidade comemora-se no dia 17 de Agosto. São Mamede figura entre os Santos curadores, é lembrado pela cura dos males do aparelho digestivo e alívio das dores internas, inclusivé dores de parto.
©2020 · IDStudies · Todos os direitos reservados