Castro de Valinhas

O monte de São João de Valinhas é um dos sítios com mais história do concelho de Arouca.
Ocupado , pelo menos, desde o sec VIII a.C., talvez a história mais curiosa a se contar seja a do seu castelo.
Aproveitando os penedos que ocupam o topo do monte, foi construído, por volta do século X, um castelo roqueiro. Uma fortificação de cariz militar que assegurava a proteção das fronteiras e o abrigo da população local, durante o período da reconquista de Portugal aos Mouros.

Desconhecemos o aspecto do castelo. contudo, as escavações arqueológicas efectuadas permitiram identificar as fundações de uma torre- certamente construída em madeira- dentro de uma área murada e, no sopé dos penedos, uma oficina de metalurgia que serviria para a produção de armas e outros utensílios.
Este castelo estaria certamente ligado ao mosteiro beneditino que se erguia no vale de Arouca, e chegou a Cabeça de Terra em meados do século XI.
com o avanço das fronteiras para sul o castelo roqueiro de Arouca foi gradualmente perdendo a sua importância, tendo sido abandonado nos finais do século XII, inícios do século XIII.

in Museu Municipal de Arouca com colaboração do Centro de Arqueologia de Arouca

Santo André

O santo André situa-se numa pequena capela, perto do lugar do Arreçaio. A sua solenidade é comemorada no dia 30 do mês de Novembro, embora a festa seja comemorada no último domingo do mês de Novembro. A tradição nessa festividade é comer regueifa branca ( a regueifa é conhecida por ser um pão da romaria, é em forma de rosca com farinha de boa qualidade e é típica da zona norte) e figos secos.
Curiosidades sobre o santo....
Santo André é o protetor dos caluniados e dos processados injustamente. Ele foi irmão de São Pedro e um dos doze apóstolos de cristo.

A paisagem , o Barco e os Peixes , falam-nos da sua vida antes de se tornar apóstolo. Ele era pescador, assim como seu irmão pedro e viviam e trabalhavam no "Mar da Galileia"

Cruz de Santo André em forma de "X" fala-nos sobre o martírio do santo; conta-nos da forma como ele foi morto. Aconteceu em Patras, na Grécia. Por pregar o Evangelho de Jesus cristo, este santo desagradou os líderes locais, ligados à feitiçaria e ao uso da ignorância do povo em benefício próprio. por isso foi condenado à ncrucificação. O santo André pediu para ser crucificado numa cruz em "X" , por não se achar digno de padecer como jesus .

O manto Roxo
Este simboliza a lamentação pela sua morte violenta. Mesmo pregado o bem ele não foi entendido e foi crucificado , por isso é protetor dos caluniados.

Túnica Verde
A túnica simboliza a vitória a vitória da vida sobre a morte. Ela ensina-nos que, mesmo tendo sido morto cruelmente, mesmo tendo o povo lamentado a sua perda.